Regulamento Fleches Brasil

Regulamento Fleches Brasil

Regulamento do Randonneurs Brasil para os eventos Flèches pedalados no Brasil.

Regulamento das Flèches BRASIL

Artigo 1 – Da Definição Geral

As Flèches Brasil são randonnées de 24 horas, pedalados em equipe, com distância não menor que 360 quilômetros, realizados durante a Páscoa em diversas regiões do Território Nacional Brasileiro e homologados exclusivamente pelo Audax Club Parisien (ACP).

As Flèches Brasil seguem o regulamento das Flèches Nationales ACP e Flèche Vélocio ACP.

As largadas das Flèches Brasil devem acontecer entre as 6 e 10 horas da manhã de Sexta-feira Santa, e as chegadas 24 horas após cada largada. Mantendo-se a tradição da Flèche Velócio (evento de origem), com a chegada no sábado no horário máximo até as 10h da manhã, antes do domingo de Páscoa.

Os participantes das Flèches Brasil serão denominados neste documento, de forma indistinta por Randonneurs.

Artigo 2 – Da organização e dos Clubes Organizadores

As Flèches Brasil são administradas pelo Randonneurs Brasil, na figura do representante ACP no Brasil, a quem deve ser enviada todas as informações para a devida homoloção das fleches junto ao ACP, ou a outra pessoa por ele designada. Cabe a cada organizador:

  • Solicitar junto ao Randonneurs Brasil a inclusão do evento no calendário ACP, na data limite de 15 de setembro do ano anterior à realização do evento;
  • Fixar prazos para recebimento de inscrições das equipes, além do recebimento de toda a documentação exigida, Conforme regulamento ACP, desde o início de Janeiro até mais tardar 6 semanas antes da páscoa.
  • Determinar valores;
  • Estabelecer o Local de Concentração – destino final.
  • Avaliar, adicionar sugestões, recusar ou aprovar às rotas pretendidas pelas equipes participantes.
  • Providenciar e contratar seguro de vida coletivo para os participantes.
  • Confeccionar e fornecer o passaporte ao Capitão de cada Equipe.
  • Determinar/Defasar os horários de partida de equipes, quando em rotas coincidentes.
  • Divulgar as fleches e itinerários a serem realizados com 7 dias de antecedência, em seu site ou qualquer outro meio publico.
  • Ter um representante do clube presente no Local de Concentração, no momento da chegada ou horário definido, para a equipe ou seus capitães/representantes entregarem os respectivos passaportes.
    Nota: o regulamento ACP estipula a “reunião de páscoa”, que acontece das 8:00 às 10:00 horas de domingo de páscoa, onde os passaportes e comprovantes de passagem devem ser entregues pelas equipes ao organizador. O Randonneurs Brasil faculta ao organizador a melhor forma de administrar estes horários.
  • Conferir passaportes, processar e enviar os resultados para o representante ACP, dentro do prazo de até 10 dias úteis do término do evento, para a devida homologação junto ao ACP.

Artigo 3 – Do Capitão de Equipe:

As equipes participantes das Flèches Brasil deverão eleger um Capitão de Equipe, que obrigatoriamente tenha conquistado a distinção ACP de Super Randonneur a qualquer tempo, ao qual caberá:

  • Solicitar junto ao Organizador a inscrição de sua equipe – do início de janeiro até 6 semanas antes da páscoa, ou conforme critério do organizador local;
  • Enviar ao organizador sua opção de rota até o Local de Concentração e cronograma, contendo o maior detalhamento rodoviário possível, listando:
    1. Local e horário de largada;
    2. Locais dos pontos de parada e horários estimados de passagem;
    3. Quilometragens totais e parciais dos trechos e pontos de parada;
    4. Local onde pretende estar na 22ª hora.
  • Enviar ao organizador, até 6 semanas antes da páscoa, ou conforme critério do organizador local, os dados dos participantes da equipe, contendo entre outros: nome, data de nascimento, RG, CPF, telefone e e-mail para contato.
  • Recolher a taxa de inscrição fixada pelo organizador até a data determinada.
  • Portar o passaporte durante o tempo que perdurar o evento, fazendo neste constar os horários de passagem nos pontos de parada indicados e seus respectivos comprovantes de passagem (cupons fiscais, carimbos de trechos, extratos bancários ou outros comprovantes acertados com o Organizador).
  • Nomear um novo Capitão de Equipe, caso desista do evento após sua largada.
  • Fazer cumprir o regulamento

Artigo 4 – Das equipes e o número de participantes

As Flèches Brasil são eventos pedalados em equipe; nenhuma inscrição individual é permitida. A inscrição deverá ser feita obrigatoriamente por um Capitão de Equipe que tenha conquistado a qualquer tempo a distinção Super Randonneur ACP.

Cada equipe é limitada a um máximo de cinco bicicletas e um mínimo de três, sendo bicicleta do tipo Tanden considerada como uma única bicicleta.

Os integrantes da mesma equipe podem ajudar-se entre si. Contudo as equipes são expressamente proibidas de se ajudarem ou andarem juntas, mesmo equipes de um mesmo clube organizador. A única exceção é o caso de alguma emergência médica.

Durante o evento, os participantes não podem pegar vácuo de outros, exceto entre os membros da mesma equipe.

Artigo 5 – Das Rotas

As rotas das Flèches Brasil deverão seguir o estilo tradicional da Flèche Velócio, como uma flecha, largando de um ponto e seguindo até o ponto final, sem trechos repetidos, passando por percursos onde atalhos são inviáveis.

A duração do evento é de 24 horas, nas quais se deve percorrer a maior distância possível, não inferior a 360 quilômetros, dentro de + ou – 20% da distância planejada, onde nenhuma parada poderá exceder ao período de duas horas. Durante as duas últimas horas, a equipe deverá percorrer uma distância não inferior a 25 quilômetros.

Em rotas coincidentes, o horário de saída deverá respeitar um intervalo de, no mínimo, uma hora após a primeira largada, nos casos de equipes com um ponto de partida comum ou distante em uma mesma rota, até 15 km.

A escolha de rotas e o horário de partida (em rotas coincidentes) serão decididos pela ordem de inscrição da equipe. Entendendo-se como inscrição, o processo compreendido entre as seguintes etapas: Solicitação de inscrição, envio e aprovação de rota, envio dos dados dos randonneurs e pagamento da inscrição.

O Ponto de Concentração (local de chegada) e encontro entre as equipes será indicado pelo clube organizador e deverá ser o mesmo para todas as equipes da fleche.

Artigo 6 – Da natureza esportiva

As Flèches Brasil são randonnées e não competições, não caracterizando eventos esportivos. Os participantes são considerados como em uma excursão, tal qual uma cicloviagem, e devem obedecer a sinalização da via, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e eventuais desvios obrigatórios durante todo o percurso. Devem observar e respeitar os costumes locais, o decoro e tratar a população local e organização com cordialidade durante toda a duração do evento. O Randonneurs Brasil, o Audax Club Parisien e seus organizadores não se responsabilizam por quaisquer acidentes que venham a ocorrer durante o evento, bem como pelo resgate daqueles que vierem a desistir da prova.

Artigo 7 – Do apoio

Nenhum veículo de apoio será permitido sob quaisquer circunstâncias. Equipes que utilizem um carro de apoio poderão recebê-lo somente nos postos de parada programados, devidamente listados nas rotas e desde que o carro esteja registrado junto à organização do evento. A assistência de outros veículos não participantes também não é permitida, exceto em caso de emergência médica. Podem existir postos de controle e fiscalização secretos, ao longo do percurso, e a equipe que inadvertidamente infringir este artigo será prontamente desclassificada.

Artigo 8 – Dos veículos dos participantes

Somente veículos de propulsão humana (comumente bicicletas) são permitidos;
Todos devem ser equipados com faróis dianteiros e lanternas traseiras em bom funcionamento. Estas deverão estar fixadas às bicicletas durante todo o período de 24 horas e sempre ligados em condições de pouca visibilidade;
Os carros de apoio não podem carregar as luzes dos randonneurs durante o dia;
Pedalar em equipe não muda as exigências de iluminação, todos os randonneurs devem usar seus próprios kits de iluminação;
Fiscais da organização podem e confiscarão a Carta de Rota da equipe em que um dos participantes esteja sem suas luzes fixadas em suas bicicletas;
Durante a noite e condições de baixa luminosidade, todos os participantes devem usar coletes reflexivos de uso individual;
Aconselha-se também o uso de outros reflexivos na própria bicicleta, jaquetas, camisas ou tornozeleiras;
O uso do capacete é obrigatório.

Artigo 9 – Dos desvios de rota

Com a finalidade de possibilitar a fiscalização e mesmo eventuais resgates na rota, a mesma deverá ser seguida do início ao fim do evento, salvo nos casos de desvios forçados e de natureza de força maior.

Nos casos de desvios forçados devido a acidentes, construções, reformas de estradas, etc. apenas será considerada a quilometragem adicional se verificada por: cupom fiscal, recibo de cartão de crédito ou débito, recibo de estabelecimento comercial com horário, extrato bancário ou assinatura de autoridade policial.

Não importa as circunstâncias de qualquer desvio em particular, o mínimo de 360 km deve ser pedalado dentro do período de 24 horas.

Artigo 10 – Da Validação e homologação ACP e Randonneurs Brasil

Para a homologação das Flèches Brasil e emissão do certificado da ACP, ou qualquer outra premiação regional, deverá ser observado o seguinte:

  • pelo menos três integrantes da equipe devem ter percorrido a mesma distância (mínima de 360 quilômetros) e estarem juntos (na 24ª hora) próximos ou no Local de Concentração;
  • pelo menos 25 km devem ser percorridos entre o final da 22ª hora e final da 24 ª hora (últimas 2 horas). Em nenhuma circunstância estes dois pontos poderão ser no mesmo lugar, mesmo que a distância planejada tenha sido completada.
  • Apresentação de toda a documentação ao organizador (passaporte e comprovantes de passagem)

Artigo 11 – Dos registros obrigatórios no passaporte

O horário e local de largada aprovado na inscrição da equipe deverão ser seguidos, sob pena de invalidar a homologação do evento. O organizador poderá estar presente para esta anotação e, na ausência deste, exige-se um comprovante como cupom fiscal, recibo de cartão de crédito ou débito, recibo de estabelecimento comercial com horário, extrato bancário ou assinatura de autoridade policial.

Ao final da 22ª e 24ª hora, a localização exata da equipe devera ser informada pelo Capitão de Equipe e anotada no passaporte, sendo que para comprovação desta distância é obrigatório um comprovante como: cupom fiscal, recibo de carão de crédito ou débito, recibo de estabelecimento comercial com horário, extrato bancário ou assinatura de autoridade policial.

Um passaporte extraviado ou a falta de verificação nos pontos indicados resultará na desqualificação automática da equipe.

Pede-se ainda ao capitão da equipe juntar comprovantes como: fotografias e recibos dos pontos de paradas para fins de registro, eventuais dúvidas e também para divulgação do evento.

Artigo 12 – Das fraudes e conduta anti-ética

Qualquer fraude, trapaça, ou violação deliberada destes artigos e regras resultará na desclassificação automática da equipe e apreensão de seu passaporte do evento.

Casos extremos poderão acarretar a exclusão do randonneur do Randonneurs Brasil, Les Randonneurs Mondiaux (LRM), eventos ACP ou seus afiliados, por um tempo determinado pelo Randonneurs Brasil.

Artigo 13 – Do aceite

O randonneur que se inscreve e inicia as Flèches Brasil, concorda com o seguinte: qualquer reclamação ou questionamento em relação a estes ou a organização, deverá ser feita ao Comitê Randonneurs Brasil e ao responsável Randonneurs Brasil pelas fèches, por escrito, dentro de 48 horas após a finalização do mesmo, através dos emails comitê@randonneursbrasil.com.br e fleches@randonneurs brasil.com.br.

O Comite Randonneurs Brasil e o responsável Randonneurs Brasil pelas Flèches irão analisar a reclamação e encaminhá-la com uma recomendação ao Randonneurs Brasil, para decisão final.

Artigo 14 – Do árbitro final

O Randonneurs Brasil será o árbitro final, para qualquer questionamento que porventura surgir e não estiver explicado explicitamente nestes artigos.

Nota:
Este regulamento foi redigido com base no regulamento da Flèche Velócio ACP, Regulamento das Fleches Nacionales e Randonneurs USA, sendo editado visando a atender necessidades e peculiaridades locais encontradas em nosso país.

Este regulamento não anula os demais regulamentos: Flèche Velócio e Regulamento das Flèches Nacionales
O presente regulamento entra em vigência nesta data – estando aberto a modificações a qualquer tempo.

8 comentários

  1. […] Todos os regulamentos podem ser vistos nos links abaixo: FLÈCHE VELOCIO FLÈCHES NACIONAIS FLÈCHES BRASIL […]

  2. […] O Fleche acontecerá dia 18 de abril, o regulamento pode ser consultado no link http://www.randonneursbrasil.org/regulamento-fleches-brasil/ […]

  3. […] no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem um clima de confraternização, já […]

  4. […] no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem um clima de confraternização, já […]

  5. […] o REGULAMENTO. Dúvidas, por favor encaminhe para […]

Os comentários estão fechados.