Flèches Brasil

Fléches Nacionais são eventos anuais realizados em várias regiões e países durante a primavera, onde equipes de ciclistas se direcionam até um destino comum, saindo de vários pontos de partida. Equipes pedalam durante 24 horas para cobrir a maior distância possível (pelo menos 360 km). Após o evento, todos os participantes se encontram e celebram juntos.
A mãe de todos esses eventos é a Flèche Vélocio, criada em 1947, onde as equipes se direcionam para tradicional corrida de bicicletas da Páscoa em Provence (França). Como resposta a crescente demanda por ciclistas franceses ou mesmo do mundo todo que desejam se encontrar em locais fora de Provence, o Audax Club Parisien promove e homologa eventos de equipes realizados após o Flèche Vélocio: Os Flèches Nacionais (na França e fora dela). As Flèches Nacionais podem também ser denominadas como Flechas Nacionais, Flechas de Páscoa or denominadas com o nome de um país, região ou pessoa famosa. No Brasil, demoninamos as Flèches Nacionais, como Flèches Brasil.
Todos evento Flèches chancelado pela ACP devem decorrer de acordo com as regras do Flèche Vélocio. O evento tradicional acontece no final de semana da Páscoa, mas para regiões com neve nesse período, ele pode ocorrer até o final do mês de maio.
Na França, a corrida de bicicletas da Páscoa se chama “Pâques en Quercy” (Quercy é uma antiga província do Sudoeste da França), mas qualquer organizador pode sugerir o local.
Flèches ou Flechas chancelados pela ACP também são organizadas em vários países do mundo.
Hoje em dia, as características e os valores do antigo Flèche Vélocio são apreciadas por toda comunidade de ciclistas (randonneurs) : construindo um forte espírito de camaradagem, batalhando durante 24 horas para completar um desafio comum e finalmente se encontrar e socializar com amigos randonneurs de todo país, estado, região ou distrito. Um experiência única que pertence à carreira de um randonneur! Além disso, a participação na Flèche será contabilizada para o prêmio de Randonneurs 5000 e/ou para o Randonneurs 10000!
Se estiver interessado por esses eventos, faça contato com a ACP ou o seu representante ACP local.
Você pode também estar interessado pelas Traces chanceladas pela ACP, um evento para equipes que se realiza na primavera e acontece paralelamente a Flèche, mas com uma distância menos e com uma parada noturna de 8 horas.
Para conferir os resultados dos eventos Flèches Brasil acesse:

Resultados Fleches Brasil 2017

Resultados Fleches Brasil 2018

Resultados Fleches Brasil 2019

Resultados Fleches Brasil 2021

Leia mais estes dois documentos:

Regulamento Flèche Nationale

Regulamento Flèches Brasil – Randonneurs Brasil – regulamento para eventos realizados no Brasil

3 comentários

Os comentários estão fechados.