Fleches Brasil

 

A Flèche Vélocio foi criada em 1947. Depois dos brevets BRM e o PBP, é o evento mais antigo organizado pelo Audax Club Parisien.

Aqui no Brasil chamamos de Fleches Brasil, baseado na denominação dada pelo ACP sobre a Feche Nacionale. Esse evento baseia-se no regulamento da Flèche Velócio.

A Flèche Vélocio é um passeio em equipe, que acontece na França, de duração de 24 horas, usualmente realizada no fim de semana da Páscoa. As equipes consistem de 3 a 5 bicicletas e todos os membros devem andar juntos. O número de equipes é ilimitado. Cada equipe escolhe o seu próprio ponto de partida e sua própria rota. Todas as equipes começam na sexta-feira ou na madrugada de sábado, seguindo para o ponto de concentração (chegada), na região de Provence. Pelo menos 360 quilômetros devem ser cobertos em 24 horas, mas o objetivo é cobrir a maior distância possível. Eventualmente, no Domingo de Páscoa de manhã, todas as equipes se encontram na chegada, para conversar e comemorar juntos.

Ao treinar juntos, os membros da equipe constroem um forte espírito de amizade. Reunindo-se e andando juntos, aprendem a seguir em um mesmo ritmo, compartilhando o mesmo objetivo: fazer um trabalho de equipe. Este é o espírito do Flèche Vélocio. Atingindo ou não um alto desempenho, a atmosfera de um passeio em equipe, de 24 horas, é uma experiência absolutamente excepcional e uma boa oportunidade para fortalecer as relações entre os membros do clube.

Nas primeiras Flèches Vélocio, as equipes obrigatoriamente partiam de Paris, sendo o ponto de concentração na região de Provence. Eles sabiam que não seria possível atingir o ponto de encontro de cerca de 500 milhas de distância em 24 horas, mas o importante para eles era fazer o maior número de quilômetros possível. As regras mudaram com o tempo, a fim de permitir que as equipes chegassem ao ponto de encontro com diferentes pontos de partida, porém, sem se esquecer do espírito inicial. As equipes se esforçam durante 24 horas para atingir um objetivo comum: fazer o melhor possível. Assim, a localização do ponto de concentração deve ser considerada como um destino aproximado e não como um ponto de chegada exato.

Todos os anos, a Federação Francesa de Cicloturismo (FFCT) estabelece a cidade onde o ponto de encontro acontece. Portanto, o destino final muda a cada ano, mas permanece na região de Provence.
Para atender a uma demanda crescente, de franceses e de randonneurs de outros países, que querem se encontrar em um local fora da região de Provence, a ACP também promove e homologa estes eventos em equipe, seguindo as regras da Flèche Velócio, criados posterior a esta : as Flèches Pascales (na França) e as Flèches Nationales (no exterior) .

Desde 1996, a Flèche Vélocio tem uma versão mais leve chamada Trace Vélocio (Traço), em que as equipes começam a partir das 06:00 de sábado, devem percorrer entre 201 e 360 km e parar para a reunião de Páscoa, com uma parada para pernoite de oito horas. Sendo o traço Vélocio uma derivação do Flèche Vélocio, o ACP promove e homologa os Traces Pascoales (na França) e as Traces Nationales (no exterior).

Por último, o ACP organiza o Fléchette Vélocio , um evento de equipe de 12 horas, para a reunião de Páscoa, para randonneurs com idade de 14 a 20, sempre acompanhado por um randonneur experiente . Uma boa maneira de introduzir os jovens ao randonneuring!

 

Leia mais:

Regulamento Flèche Velócio

Regulamento Flèche Nationale

Regulamento Fleches Brasil

 

3 comentários

Os comentários estão fechados.