Regulamento Flèche Nationale

Regulamento Flèche Nationale

Regulamento da Flèche Pascoale e Flèche Nationale

Flèches Pascales e Flèches Nationales são eventos anuais realizadas em várias regiões ou países, durante a primavera, em que equipes de ciclistas seguem para um destino comum, partindo de vários pontos. As equipes devem pedalar durante 24 horas para cobrir a maior distância possível (pelo menos 360 km). Após o passeio, todos os participantes se encontram e comemoram juntos.

A mãe desses eventos é a Flèche Vélocio, criada em 1947, em que equipes partem rumo ao tradicional ponto de encontro de Páscoa, em Provence (França). Para responder a uma demanda crescente de randonneurs franceses e estrangeiros, que querem se encontrar em um local fora de Provence, o Audax Parisien Clube promove e homologa eventos de equipe criados após o Flèche Vélocio: as flèches Pascales (na França ) e as Flèches Nationales (no exterior) .

As Flèches Nationales também podem ser chamadas de National Arrow (Setas Nacionais), Easter Arrow (Seta de Páscoa), ou o nome de um país, uma região, ou uma pessoa famosa.
Todos os eventos flèche, sancionados pelo ACP, devem ser executados de acordo com as regras da Flèche Vélocio. A data do evento tradicional é a semana da Páscoa, mas para regiões com neve durante este período, pode ser realizada até o final de maio.

Na França, uma alternativa de evento é chamado Pâques en Quercy (Quercy é uma antiga província do Sudoeste da França), mas qualquer organizador pode sugerir um outro lugar.

Flèches (flechas) ou Arrows (setas) sancionadas pelo ACP também são organizados em todo o mundo, na Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Israel , Japão, Rússia , Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

Hoje, as características e valores do velho Flèche Vélocio são apreciados na família mundial de randonneurs: a construção de um forte espírito de camaradagem, esforçando-se durante 24 horas para conseguir um desafio comum e, finalmente, conhecer e socializar com os companheiros randonneurs de todo o seu país, região ou província. Uma experiência única para fazer parte do currículo de um randonneur! Além disso, pedalar uma Flèche lhe dará os créditos necessários para obtenção dos títulos de Randonneur 5000 e/ou Randonneur 10000 !

Descrição

Para responder a uma demanda crescente por randonneurs franceses e estrngeiros que querem se encontrar em um local fora de Provence, o Audax Clube Parisien promove e homologa eventos de equipe, criados após a Flèche Vélocio: as Flèches Pascales (na França) e as Flèches Nationales (no exterior).

Esses eventos podem ser nomeados:

  • Fleche Pascale, ou “de Páscoa” (na França)
  • Fleche Nationale, ou “Nacional” (no exterior)
  • Easter Arrow, ou “Seta de Páscoa” (na França)
  • National Arrow, ou “Seta Nacional” (no exterior)

O termo “National” (Nacional) pode ser substituído pelo nome de um país, uma região ou uma pessoa famosa.
Esses eventos devem ser organizados de acordo com as regras da flèche VÉLOCIO.

A Flèche Vélocio tem três características principais:

  • A construção de um forte espírito de equipe através dos treinamentos e a pedalada conjunta;
  • Cobrir a maior distância possível em 24 horas, independente de qualquer limitação ou condições climáticas adversas;
  • Chegar todos juntos em um lugar simbólico para compartilhar bons momentos de convívio.

A Flèche Vélocio, com seu tradicional ponto de concentração em Provence, organizada anualmente pela Federação Francesa de Cicloturismo, teu seu nome em memória de Paul de Vivie (Vélocio).

Assim, as rotas de outros eventos Flèche devem ser dirigidas para um ponto de encontro onde todos os participantes se reunirão em seu final. Sugerimos que este lugar seja um local cênica ou histórico como por exemplos:

  • O castelo de Wartburg , em Eisenach, Alemanha;
  • O Museu Opperman em Rochester, Austrália;
  • Cidade de York, Inglaterra.

Resumo das Regras do Flèche Vélocio

  • Cada equipe é limitada a um máximo de cinco membros e um mínimo de três membros (veículos com mais de um randonneur, por exemplo, tandens, contam como um único membro).
  • As equipes devem percorrer o trajeto proposto durante 24 horas (paradas para descanso não podem exceder 2 horas). Todos os membros da equipe devem percorrer a mesma distância.
  • Cada equipe define e traça a sua própria rota, com a obrigação de percorrer, pelo menos, 360 km durante as 24 horas.

O capitão da equipe deve apresentar uma proposta com percurso detalhado e cronograma para o organizador local. O organizador verifica o cronograma e determina os controles ao longo da rota.

Se a reunião acontece no domingo, as equipes podem largar a partir de sexta-feira 06:00 até sábado às 10:00. Equipes diferentes não podem andar juntas. Se várias equipes usam o mesmo ponto de partida e o mesmo caminho, os horários de partida das equipes devem ser espaçados em pelo menos uma hora de intervalo.

As equipes devem ter sua localização e tempo anotados, nos pontos de partida e em cada controle designado. Durante a 22ª hora, e no final da 24ª hora, a hora exata e o local da equipe devem ser anotados no passaporte, seja qual for sua localização. Um mínimo de 25 km deve ser percorrido entre as duas verificações.

Não é necessário que as equipes cheguem ao seu ponto de chegada anunciado ou que eles parem por alí. A localização no final da 24ª hora anotada no passaporte será considerada para a homologação. Por exemplo: Você começa sábado às 9h. Você deve obter os comprovantes de passagem domingo, às 7hs (22ª hora) e, em seguida, pelo menos 25 km depois, às 9h (24ª hora).

Não são permitidos carros de apoio acompanhando a equipe. Carros de apoio são permitidos somente durante as paradas programadas em seu planejamento de rota.

Para uma Flèche ser certificada pelo ACP, é necessário que:

  • Pelo menos três membros da equipe percorram a mesma distância e cheguem juntos ao final da 24ª hora.
  • A distância percorrida deve estar dentro de mais ou menos 20% da quilometragem planejada (com um mínimo absoluto de 360 km).
  • Percorrer pelo menos 25 quilômetros entre a 22ª e 24ª hora.
  • O capitão da equipe ou um representante estar presente na reunião de Páscoa (ponto de concentração), no domingo, entre 08:00-10:00hs, e apresentar os passaportes ao organizador.

Obrigações dos organizadores:
O Audax Club Parisien promove e valida as flèches Pascales e as Flèches Nationales. Os organizadores locais assumem toda a responsabilidade de seus eventos.

Seguro para organizadores e participantes:
Todos os organizadores e todos os participantes, incluindo os estrangeiros, sejam eles membros de uma federação desportiva ou não, deve ser segurados, conforme exigido pelas leis locais.

Os procedimentos administrativos:
Os contatos do organizador do Audax Clube Parisien ( ACP ) ou o seu representante local para obter a autorização para organizar uma Flèche Pascale ou um Flèche Nationale. O Audax Clube Parisien reserva-se o direito de revogar a autorização se as suas regras não forem seguidas.

Os passaportes utilizados pelo organizador devem especificar: “verificada e validada pelo Audax Clube Parisien”. Estes cartões devem ser aprovados pelo Audax Clube Parisien antes de serem impressos.

As datas do evento devem ser comunicadas ao ACP antes de 15 de Novembro do ano anterior ao evento, que será incluído no calendário anual ACP. As datas da Flèche devem ser na Páscoa. Para as regiões afetadas por neve, neste momento, o evento pode ser adiado para o final de maio.

O organizador anuncia o evento para o representante local da ACP e/ou a sua organização regional/nacional dentro destes prazos para assegurar a publicidade eficaz.

O organizador compromete os procedimentos administrativos para cumprir com as leis locais, regionais e nacionais. Isto inclui a obtenção das autorizações necessárias para utilizar vias públicas, se necessário.
O organizador deve requerer as autorizações necessárias para a realização do evento (uso de estradas ou espaços privados, viajar através de áreas protegidas ou de acesso restrito, estabelecimento temporário para refeições, utilização de som, etc.)

As taxas de inscrição:
O organizador determina as taxas para a participação no evento, mantendo-se as taxas com valores moderados. Estes eventos não têm a intenção de gerar receita.

O organizador ou o representante local ACP irá repassar uma pequena quantia, por equipe, para o Audax Club Parisien, para cobrir os custos de validação. O pagamento será realizado no final do ano, juntamente com a fatura anual.

Validação e Prêmios:
O organizador deve verificar cada equipe participante da flèche, especialmente: a distância realizada, em comparação com a distância planejada; se os ciclistas têpossuem comprovantes de passagem em todos os controles informados, e a distância realizada nas últimas duas horas. Se tudo estiver correto, o organizador transmite um resumo dos resultados ao representante ACP Flèche na França ou para o representante local da ACP, que vai combinar as várias Flèches que são organizadas em seu país e enviá-los para o ACP.

Para obter a validação, o organizador deve incluir as seguintes informações:

  • Nome do clube organizador;
  • Nome e data do evento;
  • Nome e/ou número da equipe;
  • Primeiro e último nome de cada ciclista;
  • Clube de cada ciclista;
  • Local e partida e horário (horário inclui dia, hora e minuto);
  • Localização e distância na 22ª hora;
  • Localização e distância na 24 ª hora;
  • Distância planejada no momento da inscrição;

Lista de bicicletas tipo “tandem” e lista de ciclistas do sexo feminino, por equipe.
Cada membro homologado receberá um certificado com menção da distância percorrida . O Audax Club Parisien enviará esses certificados para o organizador ou o representante ACP local, após a cerimônia de premiação anual da ACP (no início de janeiro). O organizador pode adicionar uma medalha e vários outros prêmios esportivos, como bem entenderem.

Contato para Flèches Brasil:
Fleches Brasil – fleche@randonneursBrasil.com.br

O Audax Club Parisien pode modificar as regras atuais a qualquer momento.

Fontes:
http://www.audax-club-parisien.com/EN/index.php?showpage=431
http://www.audax-club-parisien.com/EN/index.php?showpage=432
Tradução: Fabio Guariglia (fabioguariglia@gmail.com)

4 comentários

  1. […] os regulamentos podem ser vistos nos links abaixo: FLÈCHE VELOCIO FLÈCHES NACIONAIS FLÈCHES […]

  2. […] juntos devem percorrer no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem um clima de […]

  3. […] juntos devem percorrer no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem um clima de […]

Os comentários estão fechados.