Regulamento Flèche Velócio

Regulamento Flèche Velócio

Tradução dos regulamentos da Flèche Velócio, retirados do site do Audax Club Parisien (ACP)

Introdução a Flèche Velocio, sua história e suas derivações

A Flèche Vélocio foi criada em 1947. Depois dos brevets BRM e o PBP, é o evento mais antigo organizado pelo Audax Club Parisien.

A Flèche Vélocio é um passeio em equipe, que acontece na França, de duração de 24 horas, usualmente realizada no fim de semana da Páscoa. As equipes consistem de 3 a 5 bicicletas e todos os membros devem andar juntos. O número de equipes é ilimitado. Cada equipe escolhe o seu próprio ponto de partida e sua própria rota. Todas as equipes começam na sexta-feira ou na madrugada de sábado, seguindo para o ponto de concentração (chegada), na região de Provence. Pelo menos 360 quilômetros devem ser cobertos em 24 horas, mas o objetivo é cobrir a maior distância possível. Eventualmente, no Domingo de Páscoa de manhã, todas as equipes se encontram na chegada, para conversar e comemorar juntos.

Ao treinar juntos, os membros da equipe constroem um forte espírito de amizade. Reunindo-se e andando juntos, aprendem a seguir em um mesmo ritmo, compartilhando o mesmo objetivo: fazer um trabalho de equipe. Este é o espírito do Flèche Vélocio. Atingindo ou não um alto desempenho, a atmosfera de um passeio em equipe, de 24 horas, é uma experiência absolutamente excepcional e uma boa oportunidade para fortalecer as relações entre os membros do clube.

Nas primeiras Flèches Vélocio, as equipes obrigatoriamente partiam de Paris, sendo o ponto de concentração na região de Provence. Eles sabiam que não seria possível atingir o ponto de encontro de cerca de 500 milhas de distância em 24 horas, mas o importante para eles era fazer o maior número de quilômetros possível. As regras mudaram com o tempo, a fim de permitir que as equipes chegassem ao ponto de encontro com diferentes pontos de partida, porém, sem se esquecer do espírito inicial. As equipes se esforçam durante 24 horas para atingir um objetivo comum: fazer o melhor possível. Assim, a localização do ponto de concentração deve ser considerada como um destino aproximado e não como um ponto de chegada exato.

Todos os anos, a Federação Francesa de Cicloturismo (FFCT) estabelece a cidade onde o ponto de encontro acontece. Portanto, o destino final muda a cada ano, mas permanece na região de Provence.

Para atender a uma demanda crescente, de franceses e de randonneurs de outros países, que querem se encontrar em um local fora da região de Provence, a ACP também promove e homologa estes eventos em equipe, seguindo as regras da Flèche Velócio, criados posterior a esta : as Flèches Pascales (na França) e as Flèches Nationales (no exterior).

Desde 1996, a Flèche Vélocio tem uma versão mais leve chamada Trace Vélocio (Traço), em que as equipes começam a partir das 06:00 de sábado, devem percorrer entre 201 e 360 km e parar para a reunião de Páscoa, com uma parada para pernoite de oito horas. Sendo o traço Vélocio uma derivação do Flèche Vélocio, o ACP promove e homologa os Traces Pascoales (na França) e as Traces Nationales (no exterior).

Por último, o ACP organiza o Fléchette Vélocio , um evento de equipe de 12 horas, para a reunião de Páscoa, para randonneurs com idade de 14 a 20, sempre acompanhado por um randonneur experiente . Uma boa maneira de introduzir os jovens ao randonneuring!

Regulamento Flèche Velocio

O que é uma Flèche Vélocio ?

A Flèche Vélocio é um evento de equipe, organizada, verificada e validada pelo Audax Club Parisien. O passeio segue para o tradicional ponto de concentração de Páscoa, na região de Provence (França).

O passeio deve atender aos seguintes requisitos:
– Cada equipe é limitada a um máximo de cinco membros e um mínimo de três membros (veículos com mais de um randonneur, por exemplo, tandens, contam como um único membro).
– As equipes devem percorrer o trajeto proposto durante 24 horas (paradas para descanso não podem exceder 2 horas). Todos os membros da equipe devem percorrer a mesma distância.
– Cada equipe define e traça a sua própria rota, com a obrigação de percorrer, pelo menos, 360 km durante as 24 horas.
A Flèche Vélocio tem três características principais:
– A construção de um forte espírito de equipe através dos treinamentos e por percorrer a prova juntos.
– Percorrer a maior distância possível em 24 horas, independente de preparo limitado e também condições climáticas adversas.
– Chegar todos juntos a um mesmo local para compartilhar bons momentos de convívio.

Sobre os participantes:

A Flèche Vélocio é aberta a qualquer ciclista francês ou estrangeiro, independentemente de sua filiação de ciclismo.

Não são permitidas inscrições individuais. A Flèche Vélocio deve ser realizada em equipe.
Um membro da equipe será designado o capitão da equipe e será o único contato com o organizador do evento. O capitão deve certificar-se de que as regras sejam respeitadas. No entanto, ele não tem qualquer autoridade sobre os outros membros da equipe durante o evento.

Qualquer forma de veículo de tração humana é aceitável. A única condição é que o veículo seja tracionado exclusivamente pelo condutor, e que esteja em conformidade com as leis de trânsito francesas.

Cada participante deve ser coberto por um seguro de responsabilidade civil, de acordo com a lei local. No que diz respeito à França, por favor, consulte os artigos L.321 -1 e L.331 -9 do Code du Sportt ( Lei francesa de desporto).

Qualquer participante com idade inferior a 18 anos deve ter o consentimento de um dos pais ou responsável legal, não acarretando ao ACP qualquer responsabilidade.

Após o registro, os participantes vão receber um passaporte pessoal e uma bolsa de quadro. O passaporte será utilizado para a verificação de cada ponto de controle. Cada membro da equipe deve manter o passaporte durante todo o evento.

Deveres dos participantes:

A Flèche Vélocio não é uma corrida. Cada participante é considerado em um passeio pessoal e deve trafegar de acordo com todas as leis de trânsito em vigor. O ACP não pode e não se responsabiliza por qualquer acidente que possa ocorrer durante a Flèche Vélocio.

Cada equipe deve escolher o trajeto que vai levá-los ao ponto de concentração. O capitão da equipe deve enviar uma proposta com percurso detalhado e cronograma para o organizador da ACP. A distância percorrida é calculada com base na rota mais curta entre os pontos de controle, que podem ser determinadas com mapas Michelin. Não são permitidos atalhos ou desvios na rota.

Antes do início, o participante deve observar no seu passaporte o sobrenome, nome, endereço completo e o clube de filiação. Durante a Flèche, os participantes precisam portar o passaporte e anotar os horários de início e término do tempo, bem como o tempo de passagem em todos os controles designados. Tempo inclui data, hora e minutos.

A falta de validações no passaporte, tempos de checkpoint ou perda de um passaporte resultará na desclassificação da equipe. As equipes devem começar a partir do ponto e horário declarados no planejamento da rota. A equipe pode escolher a sua data e hora de partida, entre às 6:00 de sexta até às 10:00 de sábado. É obrigatório que a equipe cumpra a data e hora declaradas.

Em seu planejamento de rota, cada equipe deve indicar um ponto final pretendido, mas neste momento não é vinculativo. O objetivo do Flèche Vélocio não é chegar a um ponto em particular, mas sim andar durante 24 horas em direção ao ponto de concentração. O ponto de término real será a cidade mais próxima ou município onde os membros da equipe podem ter sua passagem comprovada no final de suas 24 horas. A equipe será homologada se tiver alcançado uma distância dentro de mais ou menos 20% do que eles declararam no momento da inscrição (com um mínimo absoluto de 360 km), independentemente da sua localização real na 24ª hora.

Equipes diferentes não podem andar juntas. Se várias equipes usam o mesmo ponto de partida e o mesmo caminho, os horários de partida das equipes devem ser espaçados em pelo menos uma hora de intervalo.

As equipes devem ter sua localização e tempo anotados, nos pontos de partida e em cada controle designado, através da obtenção de um selo em seu passaporte, de um estabelecimento local (como um supermercado ou posto de gasolina). No caso de uma verificação através de cartão postal (entre 20:00 e 08:00hs), a localização e o tempo deve ser anotado no cartão postal, e todos os membros que ainda estiverem participando deverão assinar o cartão postal. Também serão aceitas como prova do controle, recibo de cartão de crédito ou uma foto do grupo de participantes em algum ponto específico, justificando o lugar.

Durante a 22ª hora, e no final da 24ª hora, a hora exata e o local da equipe devem ser anotados no passaporte, seja qual for sua localização. Um mínimo de 25 km deve ser percorrido entre as duas verificações. Não é necessário que as equipes cheguem ao seu ponto de chegada anunciado ou que eles parem no ponto. A localização no final da 24ª hora anotada no passaporte será considerada para a homologação (desde que percorridos 25km desde o controle de 22 horas).

Sendo o objetivo da Flèche Vélocio, percorrer a maior distância possível em 24 horas, a equipe deverá se manter pedalando até o fim da 24 ª hora. Se a equipe não consegue encontrar uma maneira de obter a verificação nesse ponto, a mesma deve continuar até a próxima cidade, adquirir seu comprovante de passagem e anotar no passaporte, na 24ª hora, a distância percorrida até o ponto onde não foi possível adquirir o comprovante de passagem.

Exemplo: Você começa sábado às 9h. Você deve obter os comprovantes de passagem domingo, às 7hs (22ª hora) e, em seguida, pelo menos 25 km depois, às 9h (24ª hora). Você pode obter o comprovante em qualquer cidade ou local que encontrou, mesmo que sejam diferentes daqueles planejados em seu planejamento de rota. São 9h da manhã, e você já percorreu 420 km, mas ainda está na estrada, a 10 km da cidade mais próxima. Você deve chegar até esta cidade, adquirir seu comprovante de passagem e em seu passaporte anotar a distância de 420kms na 24ª hora.
A equipe será homologada se a distância percorrida for de mais ou menos 20% de sua quilometragem planejada (com um mínimo absoluto de 360 km). Por exemplo, se você planejou 450 km de percurso, você deve percorrer entre 360 e 540 km.

Não são permitidos carros de apoio acompanhando a equipe. Carros de apoio são permitidos somente durante as paradas programadas em seu planejamento de rota. Cada parada programada não poderá exceder o tempo de 2 horas.
Para o período noturno, as bicicletas devem estar equipadas com luzes dianteiras e traseiras fixadas firmemente a bicicleta. As luzes devem estar ligadas em todos os momentos durante as horas de escuridão e em outras condições de pouca luz (chuva, nevoeiro, etc.). Durante as condições de escuridão ou de pouca luz, todos os participantes devem usar um colete refletivo (é obrigatório de acordo com a lei francesa de tráfego). Qualquer violação destas regras de trafego durante a noite e escuridão resultará na desclassificação imediata da equipe.
Sistema backup de iluminação é altamente recomendável, caso o sistema primário falhe e não possa ser reparado na beira da estrada. Recomenda-se fortemente a utilização de capacete aprovado e certificado, roupas de cor clara, e o porte de cobertor térmico e telefone celular.

Os organizadores do evento podem estar na estrada, atuando como controles secretos. Cada irregularidade será apontada e resultará na desclassificação imediata da equipe.

Se ocorrer uma alteração na composição da equipe, o organizador deve ser notificado antes do início.
Inscrições:

Desde o início de janeiro até mais tardar seis semanas antes da Páscoa, os capitães das equipes devem enviar a planilha de rota detalhada para o organizador do evento, através de carta ou e-mail. Se por carta, duas cópias da planilha devem ser enviadas. Para tornar o trabalho do organizador mais fácil, os capitães de equipe devem fornecer detalhes sobre a rota proposta, ou seja, os nomes das cidades, distância total, bem como ambas as quilometragens parciais e acumuladas. Os pontos de parada devem ser mostrados também, com o tempo pretendido de chegada em cada um. Os capitães devem declarar um ponto de partida exato e um horário de partida exato (tempo inclui data, hora e minutos).

O organizador verifica o planejamento e determina os controles intermediários.

Após a aprovação de sua rota proposta, será enviada aos capitães a documentação final para completar o registro para sua equipe.

Duas cópias do formulário de inscrição definitivo devem ser enviados para o organizador. O registro final deve incluir:

  • a taxa de inscrição: 54 € por equipe (52 € por equipe FFCT)
  • o clube de afiliação de cada participante
  • Um envelope selado e auto-endereçado (250 gr). Isso será usado pelo organizador para enviar os passaportes, bolsas de quadros e cartões postais para serem usados em controles noturnos.

Homologações e Prêmios:

Para uma Vélocio Flèche ser homologada pelo ACP, e qualquer prêmio a ser conquistado, é necessário que:

  • Pelo menos três membros da equipe percorram a mesma distância e cheguem juntos ao final da 24ª hora.
  • Percorrer pelo menos 25 quilômetros entre a 22ª e 24ª hora.
  • O capitão da equipe ou um representante estar presente na reunião de Páscoa (ponto de concentração), no domingo, entre 08:00-10:00hs, e apresentar os passaportes ao organizador.

No caso de haver desistências na equipe, apenas os membros da equipe que concluírem a Flèche serão homologados. Em nenhum caso seus companheiros de equipe ao qual não completaram ou completaram separados de sua equipe serão homologados.

A quilometragem homologada será a distância percorrida em 24 horas, desde que dentro do intervalo de 80 a 120 % da quilometragem planejada.

Prêmios individuais: Cada participante homologado receberá certificado e medalha.

Prêmios para equipes: Para a conquista de qualquer prêmio destinado às equipes, a equipe deve possuir pelo menos três membros homologados de um mesmo clube.

CHALLENGE A.C.P.: Concedido à equipe que percorreu a maior distância.

A equipe permanece com o prêmio durante o período de 1 ano. É adquirida definitivamente depois de três anos, consecutivos ou não.

COUPE Pierre MOLINIER (criador da Flèche Vélocio): Concedido à equipe que percorreu a segunda maior distância.
Se várias equipes percorrem a mesma distância, o cupê é concedido à equipe com os membros mais homologados.

CHALLENGE DE L’ AMITIÉ, oferecido por Marie -Thérèse e Roger Martin: Concedido à equipe que percorreu a maior distância com cinco membros homologados. Todos os membros devem pertencer ao mesmo clube. A equipe permanece com o prêmio por um ano.

Se várias equipes percorrerem a mesma distância, o cupê é concedido à equipe com o maior número de mulheres.
Nunca é adquirido definitivamente.

COUPE de L’ EQUIPE LA PLUS JEUNE: Concedido à equipe mais jovem. Todos os participantes devem pertencer ao mesmo clube.

Não pode ser combinado com outro prêmio.

CHALLENGE FÉMININ, Criado por Jacques Dorleans e oferecidos por Michèle et Rémy Hugon: Atribuída por um ano para a equipe 100% feminina que percorreu a maior distância.

Se várias equipes percorreram a mesma distância, o cupê é concedido à equipe com os membros mais homologados.
Nunca é adquirido definitivamente.

COUPE Madeleine et Claude AUBAGUE: Concedido ao clube que possuir mais participantes homologados .
É adquirida definitivamente a cada ano.

Se vários clubes ficarem empatados, o cupê é atribuído ao clube com o maior número de mulheres.
Não pode ser combinado com o Coupe Raymond Cateloin.

COUPE Raymond CATELOIN: Concedido ao clube que possuir a maior quantidade de mulheres homologadas .
É concedido definitivamente a cada ano.

Se vários clubes ficarem empatados, o cupê é atribuído ao clube com a maior quilometragem total alcançada pelas mulheres.

Não pode ser combinado com o Coupe Madeleine et Claude Aubague.

A cerimônia de premiação do A.C.P. acontece em Janeiro.

Fontes:
http://www.audax-club-parisien.com/EN/index.php?showpage=351
http://www.audax-club-parisien.com/EN/index.php?showpage=352

Tradução: Fabio Guariglia (fabioguariglia@gmail.com)

5 comentários

  1. […] os regulamentos podem ser vistos nos links abaixo: FLÈCHE VELOCIO FLÈCHES NACIONAIS FLÈCHES […]

  2. […] onde todos juntos devem percorrer no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem […]

  3. […] onde todos juntos devem percorrer no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem […]

Os comentários estão fechados.