Regulamento Flèche Nationale

Regulamento Flèche Nationale

Descrição

Como resposta a crescente demanda por ciclistas franceses ou mesmo do mundo todo que desejam se encontrar em locais fora de Provence, o Audax Club Parisien promove e homologa eventos de equipes realizados após o Flèche Vélocio criado em 1947: Os Flèches Nacionais (na França e fora dela).

Estes evento podem também ser chamados de:

  • Fleche Nacional
  • Flecha da Páscoa
  • Flecha Nacional

A palavra “Nacional” pode ser substituída pelo nome do país, estado, região ou pessoa famosa.
Estes eventos devem ser organizados de acordo com o REGULAMENTO das FLÉCHES VÉLOCIO.

A Flèche Vélocio tem 3 características principais:

  • Criar um forte espírito de equipe por treinar e participar em grupo.
  • Pedalar a maior distância possível durante 24 horas, apesar da preparação limitada e difíceis condições climáticas.
  • Confraternizar em um lugar simbólico para compartilhar um excelente período de convivência.
  • A Flèche Vélocio se direciona para tradicional corrida de bicicletas da Páscoa em Provence (França), organizada todo ano pela Federação Francesa de Cicloturismo, em memória de Paul de Vivie (Vélocio).
    Deste modo os percursos de outros eventos Fléche devem ser direcionadas a um ponto de encontro onde todos os participantes se reunem no final do evento. Sugerimos que este ponto de encontro seja um local cênico ou histórico, como por exemplo:
  • o castelo de Wartburg em Eisenach, Alemanha
  • o Museu Opperman em Rochester, Austrália
  • a cidade de York, Inglaterra

 

Resumo do regulamento da Flèche Vélocio

Cada equipe é limitada ao máximo de 5 e o mínimo de 3 membros (veículos com mais de um ciclista contam como um membro único)

A equipe pedala continuamente por 24 horas (nenhuma parada pode exceder 2 horas). Todos os membros da equipe devem percorrer a distância completa.

Cada equipe determina a sua própria rota. Pelo menos 360 km devem ser percorridos durante as 24 horas, mas o objetivo desta prova é a maior distância possível.

O capitão da equipe deve submeter uma proposta com o percurso e o calendário detalhados para o organizador local. O organizador verifica o calendário e determina os pontos de controle durante o percurso.

Se o encontro acontecer em um domingo, as equipes podem iniciar a partir de sexta-feira às 6 horas da manhã até sábado às 10 horas da manhã. Diferentes equipes não podem pedalar juntas. Se várias equipes usarem o mesmo ponto de partida e o mesmo percurso, os horários de partidas de cada equipe devem ser espaçados em pelo menos 1 hora.

As equipes devem ter sua localização e tempo verificados no ponto de partida e em cada pondo de controle definido. Durante a 22 hora e e no final das 24 horas, o tempo e a localização exatos da equipe devem ser anotados em cada cartão de percurso. Um mínimo de 25 km devem ser percorridos entre ambas verificações.

Não é necessário que as equipes atinjam seu ponto de chegada anunciado ou que cheguem nele. A localização registrada no final das 24 horas será reconhecida para a sua homologação. Por exemplo: Você começa sábado às 9 horas da manhã. Você deve ter seu cartão carimbado domingo às 7 horas (22 hora) e depois, pelo menos 25 km mais adiante, às 9 horas (24 hora).

Não são permitidos carros acompanharem a prova. As equipes podem ter carros de suporte somente nos pontos de parada.

Para a Flèche ser certificada pela ACP, é necessário que:

  1. pelo menos 3 membros da equipe tenham pedalado a mesma distância e cheguem ao ponto de chegada juntos.
  2. a distância percorrida seja mais ou menos 20% da kilometragem anunciada para a prova (com um mínimo absoluto de 360km).
  3. pelo menos 25 km sejam percorridos entre a 22 hora e as 24 horas da prova.
  4. o capitão ou delegado da equipe esteja presente no encontro entre 8 e 12 da manhã, e submeta os cartões de brevet completos para o organizador local.

 

Obrigações dos Organizadores

O Audax Club Parisien promove e valida as Fléches Nacionais. A organização local assume a inteira responsabilidade pelos seus eventos.

Seguro para organizadores e participantes
Todos organizadores e todos participantes, incluindo estrangeiros, sejam eles membros de alguma federação esportiva ou não, deve estar cobertos por seguros de acordo com a legislação local.

Procedimentos administrativos

O organizador fará contato com o Audax Club Parisien (ACP) ou o seu representante local para obter a autorização para organizar o Flèche Nacional. O Audax Club Parisien (ACP) reserva o direito cancelar a autorização caso o regulamento não seja cumprido.

Os cartões de brevet utilizados pelo organizador devem especificar “Varifciado e Validado pela Audax Club Parisien”

The brevet cards used by the organizer must specify: “Verified and validated by the Audax Club Parisien”. Estes cartões devem ser aprovador pelo Audax Club Parisien antes de serem impressos.

As datas do evento devem ser comunicadas para o ACP antes de 15 de novembro do ano que antecede o evento, para ser incluído no calendário anual do ACP. As datas da Flèche devem ser no período da Páscoa. Para regiões onde caia muita neve nesse período, o evento pode ser postergado para até o final de maio.

O organizador comunica o evento ao representante ACP local e/ou sua organização regional/nacional com o calendário para ter certeza da publicação efetiva.

O organizador realizará os procedimentos administrativos para que estejam de acordo com a legislação regional/nacional. Estes procedimentos incluem a obtenção das autorizações necessárias para o uso de estradas públicas, se exigidas.

O organizador deve requerer as autorizações adequadas para o evento (uso de estradas ou espaços privados, passagens através de áreas restritas, estabelecimento de facilidades de serviços de alimentação, reprodução de músicas, etc)

Taxas de registro

O organizador determinará as taxas de participação do evento, desde que mantendo taxas moderadas. Estes eventos não pretendem ter fins lucrativos.

O organizador ou o representante ACP local enviará uma pequena soma por equipe para o Audax Club Parisien para cobrir os custos de validação. O pagamento será feito no final do ano após o recebimento do recibo anual.

Validação e premiação

O organizador deve verificar cada Fléche percorrida, especialmente a distância, comparada com a distância planejada; se os ciclistas fizeram a checagem em todos os pontos de controle; e a distância percorrida nas últimas 2 horas. Se tudo estiver correto, o organizador envia o resumo dos resultados para o coordenador Flèche do ACP ou para o representante local ACP, o qual vai consolidar todos as Fléches que foram organizadas no seu país e as enviará para o ACP.

Para obter a validação, o organizador deve incluir as seguintes informações:

  • Nome do clube organizador
  • Nome e data do evento
  • Nome e/ou número da equipe
  • Nome e sobrenome de cada ciclista
  • Clube de cada ciclista
  • Hora e local de partida (incluindo dia, hora e minuto)
  • Localização e distância na hora 22
  • Localização e distância na hora 24
  • Distância declarada no registro
  • Lista de tandems e lista de ciclistas mulheres de cada equipe

 

Cada membro homologado vai receber um certificado com a distância percorrida. O Audax Club Parisien vai enviar esses certificados para o organizador ou o representante ACP após a cerimônia anual de premiação do ACP (no início de janeiro). O organizador pode adicionar uma medalha e vários outros prêmios esportivos conforme desejado.

Contato para Flèches Brasil:
Fleches Brasil – fleche@randonneursBrasil.com.br

O Audax Club Parisien pode modificar as regras atuais a qualquer momento.

Fontes:
http://www.audax-club-parisien.com/EN/index.php?showpage=431
http://www.audax-club-parisien.com/EN/index.php?showpage=432

4 comentários

  1. […] os regulamentos podem ser vistos nos links abaixo: FLÈCHE VELOCIO FLÈCHES NACIONAIS FLÈCHES […]

  2. […] juntos devem percorrer no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem um clima de […]

  3. […] juntos devem percorrer no mínimo 360 km, baseado nos regulamentos franceses da Flèche Velócio e Flèche Nationale, a Flèche Brasil acontece na Páscoa. Apesar de um grande desafio a prova tem um clima de […]

Os comentários estão fechados.