Orientações sobre o Brevet dos Organizadores e Voluntários

Orientações sobre o Brevet dos Organizadores e Voluntários

 

Orientações para o brevet dos organizadores.

Os organizadores e seus voluntários, podem pedalar o brevet dos organizadores até 3 (três) semanas antes, ou uma semana após a realização do brevet oficial, sendo essa regra imposta como condição exclusiva para homologar o brevet de organizadores.

Destaca-se que quando se tratar de prova referente a LRM, o brevet dos organizadores poderá ser realizado até 08 (oito) semanas antes do evento oficial, conforme regulamento próprio dos LRMs.

A distância deste brevet será obrigatoriamente a mesma realizada no percurso original.
O Randonneurs Brasil sugere que o brevet dos organizadores e de seus voluntários seja percorrido, preferencialmente, antecedendo a data do brevet e no mesmo horário do evento oficial para que sejam corrigidos possíveis erros quanto à rota/percurso, abastecimento, PC’s, PA’s.

Indica-se que os PCs (no brevet dos organizadores) sejam realizados em pontos comerciais para que os ciclistas possam usar estes mesmos pontos no brevet oficial.

Cabe esclarecer que os voluntários dos clubes organizadores, atuam por espontânea vontade, de forma livre e desinteressada. O responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver ações de voluntariado, em prol do do ciclismo de longa distância. Atuar como voluntário é possuir uma relação de solidariedade no exercício da atividade, prestando serviços não remunerados em benefício da modalidade.

Sugere-se que os clubes organizadores prestem esclarecimentos de como funciona a modalidade, os critérios de realização dos brevets e como funciona o serviço voluntário em seus clubes.

O voluntário que pedalou a prova com os organizadores, deverá trabalhar na prova oficial. Caso o voluntário não possa trabalhar durante a prova oficial, este deve justificar sua ausência ao Clube organizador e deverá auxiliar o organizador em outro brevet, com data a ser definida entre ambos.

Salienta-se que a prova de organizadores não é uma segunda chance a ciclistas, é uma prova para oportunizar aos clubes o acolhimento de novos voluntários, que se disponham a pedalar e a trabalharem voluntariamente e espontaneamente para o crescimento da modalidade no Brasil.

O brevet dos organizadores pode não possuir a estrutura do brevet oficial, pois nem todos os lugares estarão “abertos”. Mas o organizador, previamente, irá indicar os locais dos PCs, bem como a forma como irão funcionar. Os participantes podem comprovar sua passagem pelos PCs da seguinte forma:

  • pegar a assinatura e carimbo do comerciante no passaporte. Anotar o nome e telefone da pessoa;
  • pegar um comprovante de consumo neste estabelecimento. Ex.: cupom fiscal com hora;
  • fazer um registro fotográfico (selfie);
  • caso algum local indicado como PC esteja fechado, podem ser aceitos outros comprovantes de passagem em outros locais a serem comprovados e justificados com o clube organizador;
  • manter uma comunicação com o organizador durante a realização do brevet da organização.

O registro do brevet da organização, será incluído na lista oficial de publicação para homologação junto com todos os ciclistas que pedalaram o brevet propriamente dito (evento oficial).

Por fim, destaca-se que a homologação do brevet de organizadores e voluntários obedece os mesmos prazos para homologação do evento principal.

Atualizado em 2020.