Comunicado – 01.2023

Comunicado – 01.2023

Nossa modalidade desenvolveu-se expressivamente nos últimos anos, não só pelo número de clubes organizadores, mas também pelo número de ciclistas e distâncias percorridas nos BRMs.

Neste contexto, e por conta deste desenvolvimento, tornou-se inevitável o surgimento de críticas, sugestões, dúvidas e até mesmo ações equivocadas e distantes do espírito randonneur por parte de alguns clubes, felizmente em sua minoria.

Vale relembrar que cabe ao Randonneurs Brasil zelar pelo cumprimento dos seus regulamentos estabelecidos, assim como pelos demais clubes os quais tem relação de representação em solo brasileiro como ACP (Audax Club Parisien) e Provence Randonneurs. Importante a manutenção da essência da modalidade, que vem a ser o desafio pessoal, NÃO COMPETITIVO e SEGURO.

No contexto da preservação destas características essenciais, o Randonneurs Brasil e seu Comitê tem demonstrado bastante preocupação com o quesito SEGURANÇA, fato este reforçado por mensagens e relatos recebidos de organizadores e ciclistas participantes.

Temos que ter a consciência de que nossa modalidade se desenvolve no sentido de proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos randonneurs e de que estes benefícios jamais poderão ser postos em risco por conta da redução, por menor que seja, do nível de segurança dos eventos.

Dentre tantos quesitos fundamentais de segurança, ressaltamos:

  1. Utilização dos equipamentos obrigatórios de segurança mencionados nos regulamentos.
  2. Estímulo e divulgação, por parte dos organizadores, da importância de equipamentos secundários de segurança, não previstos no regulamento, porém fundamentais em determinadas situações de prova.
  3. Elaboração de rotas seguras, com pavimentação compatível ao trajeto, distância e tempo necessário à conclusão.
  4. Observância aos comunicados, alertas e restrições ocasionais impostas por agentes públicos de segurança em determinado(s) trecho(s) do BRM.
  5. Elaboração de rotas com postos de controle (PCs) e pontos de apoio (PAs) apropriados aos ciclistas, em intervalos adequados, e que propiciem aos mesmos a conclusão da prova sem a necessidade de esforços ÉPICOS (sem comer, sem dormir, etc), os quais reduzem os reflexos e o nível de segurança.
  6. Estabelecimento de uma política clara de retorno em caso de desistência no percurso, informando as opções possíveis em caso de resgate não oferecido pela organização.
  7. Adequação de rotas de elevada altimetria ao tempo máximo de conclusão, tornando o desafio prudente e compatível para a maioria dos participantes.
  8. Discussão constante sobre novos quesitos que possam aumentar a segurança dos randonneurs nas estradas.
    Para referendar tal preocupação, informamos que o Randonneurs Brasil e seu Comitê estarão permanentemente atentos a toda e qualquer situação em desacordo, ocorrida durante os eventos, e que possam comprometer, mesmo que em baixo grau, a segurança dos participantes.

Fatos que coloquem em risco a segurança do evento, sempre que reportados, serão apurados e avaliados de acordo com sua gravidade, trazendo consequência aos clubes organizadores, que poderão ir desde uma simples advertência até a suspensão temporária da organização de provas.
O Randonneurs Brasil e seu Comitê colocam-se à disposição dos clubes para dúvidas, sugestões, reclamações e outras considerações, através de seus canais de e-mail acp_brasil@randonneursbrasil.com.br e comite@randonneursbrasil.com.br.

Atenciosamente

Comitê Randonneurs Brasil